Por Igor De Bearzi
Pelo menos numa esfera da ação do poder público municipal, tornou-se evidente um início de 2011 com novas ações e com protagonismo. Trata-se da área de comunicação social. São insistentes os apelos midiáticos visando comunicar isso ou aquilo, anunciar que o prefeito Cesar Schirmer (PMDB) estará aqui ou ali.
O maior gasto com publicidade por parte da prefeitura municipal tem uma razão. Nas eleições de 2010, o partido do prefeito saiu derrotado não somente no estado, mas também recebeu uma sonora avaliação negativa a nível municipal.
O candidato do prefeito César Schirmer, Tubias Calil, também do PMDB, não foi eleito deputado estadual, mesmo contando com o apoio da maioria esmagadora dos cabos eleitorais peemedebistas de Santa Maria, mesmo contando com o esforço da maioria da prefeitura municipal e do próprio prefeito e mesmo contando com diversas dobradas.
Esta derrota ainda custou um racha interno a prefeitura para Schirmer, pois o (ex?) aliado Jorge Pozzobom (PSDB) saiu para deputado estadual, não recebeu o que reivindicava do prefeito que era o seu apoio, e se elegeu, para aumentar o desgosto dos peemedebistas e para dar dor de cabeça para os lutadores por uma sociedade sem privilégios que agora terão mais um adversário no parlamento gaúcho.
Alguém comprometido com uma Santa Maria melhor, mais democrática, mais igualitária, mais desenvolvida nos diferentes aspectos diria que o prefeito agora iria procurar identificar os erros cometidos até agora, quais são as carências da população a sanar e que não foram sanadas, enfim, identificar os motivos da avaliação negativa e procurar corrigir os rumos da administração, o que é o que esperamos, pois não queremos precisar dizer que um governo que se elegeu em cima de uma publicidade que caracterizava tudo o que a administração popular anterior fazia de “mal feito” precise agora ser caracterizado como um governo “sem jeito”.
Mas o que faz agora o prefeito Cesar Schirmer para tentar reverter o saldo negativo das eleições de 2010? Gasta os tubos em publicidade. Paga carros de som para passar nos bairros da cidade anunciando inaugurações, compra inserções na TV no horário nobre, enfim, gasta em publicidade. Esta fórmula já foi usada em outros governos e não deu certo. Isto também nos faz acreditar que não dê certo agora. As pessoas são inteligentes e mesmo que passe dez vezes na TV que a saúde em Santa Maria está as mil maravilhas, quando precisam de um atendimento e não o recebem ou são mal atendidas, é a partir daí que formam as suas opiniões.
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